Espaço de Saberes e Opções

Nesta actividade mensal, dirigida a crianças, pais e educadores, dinamizamos continuadamente diversas sessões de sensibilização e formação em temas como a saúde oral, a alimentação saudável, prevenção da obesidade. As dinamizadoras foram a médica-dentista Virginie Freire e a nutricionista Cátia Ferreira.

Espaço de Formas e Tons

Nestas sessões do Espaço de Formas e Sons, dinamizadas pela nutricionista Cátia Ferreira, utilizamos predominantemente técnicas de expressão plástica e jogos lúdicos para ensinar às crianças participantes no projecto, o potencial nutritivo de vários tipos de alimentos e quais aqueles a evitar para manterem uma dieta saudável.

Espaço de Movimentos e Sons

O Espaço de Movimentos e Sons, dinamizou desta feita uma actividade orientada pelo formador Miguel Rebelo, onde os participantes realizaram exercícios de relaxamento e concentração, e aprenderam canções relacionadas com a temática da alimentação.. Os objectivos destas sessões foram, uma  vez mais, potenciar nas crianças um maior conhecimento do próprio corpo, salientar a importância do exercício físico para uma vida saudável e alertar para a importância de uma alimentação equilibrada.

Dia Mundial da Alimentação

O Espaço de Formas e Tons e o Espaço de Movimentos e Sons dinamizaram em conjunto uma actividade alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro.

Conhecer o Corpo

Trabalhos de expressão plástica realizados nos diversos espaços, sobre as temáticas da alimentação saudável, corpo e obesidade.

Prevenção em Cinco Passos

A Prevenção em Cinco Passos – luta contra a obesidade e doenças orais na Infância, ocorreu na semana de 14 a 18 de Maio e consistiu na realização das seguintes actividades: caminhada pela saúde onde participaram cerca de 70 crianças e de 30 adultos que usavam um t-shirt alusiva ao tema; a intervenção artística que incluiu a pintura de uma tela de 15 metros e uma sessão de movimento, nos jardins do Palácio de Cristal; rastreios num centro comercial da cidade do Porto; piquenique para crianças, pais e educadores no Palácio de Cristal; uma conferência sobre o tema com a participação de técnicos da Universidade Fernando Pessoa.

 

Espaço de Movimentos e Sons: Saúde Oral

Algumas sessões desta actividade foram dedicadas à aprendizagem de técnicas de escovagem dos dentes.

Espaço de Formas e Tons: Máscaras

Para o Carnaval foram construídas máscaras sobre a temática “Fruta e Legumes”. Estas tiveram como base pratos de bolos e pasta de papel.

1.       Pratos de bolos

Cada menino pintou o prato de bolo e decorou com “bolinhas” papel de seda. Em cada máscara foi descrito um elemento que torna a fruta ou legume importantes na nossa alimentação.

2.       Pasta de papel

Envolvemos balões com pasta de papel e cola branca, que depois de secos davam 2 máscaras. Cada máscara foi então pintada e enfeitada com papel crepe. No caso da cebola optamos mesmo por usar as cascas desta, como se de cabelo se tratasse. Nestas máscaras colocamos o “rótulo” do legume ou fruta em questão.

Estas máscaras reforçaram a importância de comer diariamente fruta e legumes pois são alimentos ricos em fibra, água, vitaminas, minerais e com baixo teor em açúcar e calorias.

Análise das máscaras

Depois de terminadas as máscaras de carnaval refletiu-se um pouco sobre a vantagem de comer a fruta e hortícolas que foram construídos. Assim, numa folha, cada menino desenhou a fruta/legume que a sua máscara representava e um dos elementos que o tornam importante na nossa alimentação. Por ex. A abóbora tem bastante água e previne a obesidade; a maçã previne a doença coronária e a banana é importante para os músculos.

Nutricionista: Lisa Afonso

 

Espaço de Formas e Tons: Descobrindo Alimentos

Nos dias 18 e 25 de Fevereiro realizamos uma actividade de descoberta de novos alimentos. Desta vez a lentilha!