III Semana do Sorriso e do Coração

No mês de Dezembro realizamos a III Semana do Sorriso e do Coração, integrada na Feira do Livro do Agrupamento Vertical Pires de Lima (Porto) e que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim. Atendendo ao facto das crianças e jovens participantes nas oficinas serem provenientes de instituições de ensino que fazem parte do referido agrupamento, esta foi uma forma de extender o projecto à comunidade onde se inserem, principalmente a escolar.

Oficina do Sorriso + Aprender para Educar

Ao longo das sessões da Oficina do Sorriso e da actividade Aprender para Educar, os meninos e meninas, pais e educadores, ficaram a saber que:
- Existem dois tipos de dentição, dentição de leite com 20 dentes e a dentição definitiva com 32 (8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares); um dente é constituído por esmalte, dentina, polpa, papila, ligamento periodontal, osso alveolar, vaso sanguíneo, nervo e cimento; a cárie dentária é uma doença infecciosa que resulta na dissolução e destruição dos tecidos calcificados dos dentes.
- Para prevenir a cárie devemos ter uma alimentação variada (rica em vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor) e moderar o consumo de açúcares e hidratos de carbono.
- Para uma boa higiene oral, deve-se fazer uma correcta escovagem diária com pasta dentífrica com flúor, utilizar uma fita ou fio dentário para remoção de placa bacteriana e fazer bochechos regulares com colutórios fluoretados; as escovas macias e de cabeças pequenas são mais eficientes na remoção da placa bacteriana e resíduos alimentares. Quando escovamos os dentes devemos utilizar uma pequena quantidade de pasta dentífrica, escovar as faces externas com movimentos circulares, a face interna suavemente, as superfícies oclusais com movimentos de vai e vem, de trás para frente, e escovar bem a língua. Devemos escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e visitar o médico dentista regularmente.

Oficinas do Coração e Sorriso

Na Oficina do Coração, e também na Ofcina do Sorriso, falamos bastante sobre a obesidade, a acumulação excessiva de gordura no corpo, um problema de saúde que afecta também crianças e adolescentes. Para prevenir este problema de saúde devemos: ter uma alimentação cuidada e variada, respeitando as proporções indicadas na Roda dos Alimentos, devendo o intervalo entre as refeições não ultrapasse as 3 horas e meia; evitar alimentos que sejam muito gordurosos, como a “fast food” (batatas fritas, hambúrgueres e pizzas) e os alimentos açucarados (chocolates, gelados, guloseimas, refrigerantes); praticar exercício físico (caminhadas, andar de bicicleta, jogar à bola, nadar…).

Mais Saúde em Grupo

No âmbito das Oficinas do Sorriso e do Coração, criou-se uma ferramenta de intervenção transversal às temáticas abordadas pelo projecto, traduzida num concurso/jogo planeado para equipas constituidas pelas crianças e jovens participantes do projecto. O concurso é constituido por 6 provas que testam os conhecimentos dos jogadores nos temas da alimentação e higiene oral.


IPJ Porto – Semana da Saúde

Durante o mês de Abril, os Serviços do Porto da Direcção Regional do Norte do Instituto Português da Juventude dinamizaram uma Semana da Saúde, contando com a colaboração do projecto + Saúde com a cedência da exposição de fotografia montada pela Oficina do Sorriso deste projecto.
Deixamos aqui algumas imagens desse evento remetidas pelo IPJ.


II Semana do Sorriso e do Coração

A II Semana do Sorriso e do Coração pretendeu ser uma forma de sensibilizar a comunidade em geral, e em especial os pais e educadores, para a importância de hábitos de alimentação saudável e de higiene oral na promoção da saúde.
Teve lugar entre o dia 10 e 13 de Maio na Estação de São Bento e contou com a presença de instituições como a Universidade Fernando Pessoa, Farmácia Sarabando, Instituto Português da Juventude, Associação Portuguesa de Nutricionistas e a Ergovisão.
Entre as actividades integradas nesta semana, contavam-se os rastreios a nível de pressão arterial e frequência cardíaca, glicemia, colesterol, antropométricos (peso, altura, do índice de massa corporal), saúde oral e visão.
Para além disso, os/as jovens da Associação de Solidariedade da Zona das Fontainhas estiveram a realizar naquele local actividades integradas nas Oficina do Coração e Oficina do Sorriso.
No primeiro dia, realizou-se a II Caminhada pela Saúde, envolvendo cerca de 250 alunos/as e técnicos/as das instituições parceiras do Projecto Mais Saúde.

 


Oficina do Coração

Actividade realizada no âmbito da Oficina do Coração, dinamizada por Teresa Brito, com jovens das escolas EB1/JI da Alegria, 24 de Agosto e Sé, ATL da Junta de Freguesia da Sé e Associação de Solidariedade da Zona das Fontainhas.
Os materiais utilizados foram escovas, pasta de dentes e acrílicos e teve como objectivo sensibilizar os participantes para a importância dos hábitos de higiene oral após as refeições.